quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

#Resenha: "Extraordinário"


Título: Extraordinário

Autor(a): R. J. Palacio

Ano de lançamento: 2013

Editora: Intrínseca

Nº de páginas: 320




# A história

Esse livro traz a história de August (Auggie) Pullman, um garoto que nasceu com uma deformidade facial em razão de uma síndrome genética.

Auggie passou por diversas cirurgias e complicações médicas. Por essas e outras, nunca foi à escola. Até que um dia, quando já estava com 10 anos, os pais dele decidiram que tinha chegado a hora de o filho estudar em um colégio como qualquer outra criança. Eles sabiam o quanto a adaptação poderia ser difícil para Auggie, então, deixaram bem claro que ele não precisava ir se não quisesse.

Como era de se esperar, Auggie viveu situações desagradáveis e constrangedoras na escola, por conta de sua aparência incomum, mas não desistiu de convencer os colegas de que era igual a todos eles.

# Opinião

Crianças podem ser doces, mas também muito cruéis – embora nem percebam. Nesse livro de R. J. Palacio, esses dois lados são bem marcantes. O jeito humano dos personagens resultou em uma obra sensível e envolvente. Enfim, o título já diz tudo.

Da mesma forma como Auggie encontrou pela frente pessoas que o trataram normalmente, sem se importarem com a sua aparência incomum, ele também teve que lidar com gente preconceituosa e mesquinha.

Além de apelidos e piadas de péssimo gosto, alguns colegas evitavam se aproximar de Auggie para fazer trabalhos, brincar na hora do intervalo ou sentar com ele no refeitório. Pelas costas, até faziam um “jogo” no qual a pessoa que encostasse nele, teria só dois minutos para lavar as mãos e não ser infectado pela “praga”. Isso é cruel!

Desde muito cedo, Auggie teve que ser forte para vencer esse tipo de situação. Uma coisa que eu destaco como fundamental neste processo é a forte ligação que ele tem com a família. Os pais dele são muito presentes e estão sempre perguntando como foi o dia, se correu tudo bem, dentre outras coisas que colaboram para uma relação bastante próxima, cheia de amor e confiança entre eles.

Auggie tem uma irmã chamada Olívia (Via) e eles se gostam muito também. Ela é a filha mais velha e recebe menos atenção que o caçula. As circunstâncias fizeram com que Via tivesse que amadurecer e aprender a “se virar”. Ela lida com isso muito bem, mas em alguns momentos, dá para notar que isso atrapalha a vida dela. O que não se pode negar é que ela ama o irmão incondicionalmente.

O livro mostra ainda que a “embalagem” não define o que uma pessoa é de verdade. Apesar de Auggie não ter frequentado a escola até os 10 anos, ele é um menino muito inteligente. Além disso, o coração dele é um oceano de pureza. As pessoas que se aproximam de Auggie são rapidamente cativadas pelo jeito carismático que ele tem. É só largarem mão dos preconceitos para notarem como Auggie tem conteúdo a oferecer.

Outro destaque do personagem é a paixão dele por Star Wars. Ele fala disso durante o livro inteiro. Eu sou totalmente analfabeto no que se refere a Star Wars, então, sempre que Auggie fazia alguma referência, eu recorria ao Google para conseguir entender. Isso não prejudicou em nada a leitura, pelo contrário. Ficou bem melhor para visualizar algumas características.

Gostei bastante também da divisão dos capítulos. Além de curtos (alguns com apenas uma página), eles foram agrupados em oito partes. Com isso, o leitor tem acesso às visões de vários personagens, o que ajuda a entender como cada um enxerga o protagonista, não se limitando ao que ele imagina que os outros pensam dele.

A autora usa uma linguagem simples e aposta no bom humor, mesmo nos momentos dramáticos. A narrativa flui perfeitamente. São mais de 300 páginas que passam voando. É um livro que eu recomendo com empolgação. Mergulhem fundo e espalhem gentileza.

2 comentários:

  1. Olá,
    esse livro é incrível, chorei e ri ao mesmo tempo lendo. Uma leitura mais que recomendada mesmo!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Inês.
      Foi uma leitura maravilhosa. Adorei!
      Beijos!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.