quarta-feira, 30 de março de 2016

#EXTRAORDINÁRIO: "Shingaling"


Título: Shingaling

Autor(a): R. J. Palacio

Ano de lançamento: 2015

Editora: Intrínseca

Nº de páginas: 136



Shingaling é mais uma obra de R. J. Palacio, autora de Extraordinário. O livro conta a história de Charlotte, uma das garotas que faz parte da “comissão de boas-vindas” a Auggie. A partir de uma narrativa em primeira pessoa, como nos livros anteriores, conhecemos o ponto de vista de uma criança sensível e muito gentil.

Apesar deste aspecto em comum, a obra apresenta um diferencial. O problema de Auggie e o impacto que ele causa no colégio agora perdem espaço. O foco passa a ser as relações entre as meninas. Quem já leu Extraordinário sabe que o grupo dos meninos teve uma quebra. Em Shingaling, ficamos por dentro de como Charlotte, Summer, Ximena e outras garotas lidaram com isso.


Charlotte é uma menina muito especial. Já no início, percebemos a generosidade dela quando fala sobre Auggie e sobre um homem que conheceu na rua. Em todos os livros, a mensagem que R. J. Palacio transmite aos leitores está centrada no poder da gentileza. A meu ver, Charlotte é a personagem que melhor representa essa proposta.

Ela não é legal apenas com Auggie. Aliás, fica bem claro que ela o receberia bem no colégio mesmo que o diretor não pedisse. Charlotte se preocupa muito com as amigas e com a união do grupo. Ela pensa e age com maturidade, apesar da pouca idade que tem.

Finalizando, a última observação que faço é sobre o título. Terminei o livro sem saber direito o que é o shingaling (risos). Não entendi se é um passo de dança ou se é o nome de um ritmo. Enfim, isto é só um detalhe. Gostei da leitura de qualquer jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.