quarta-feira, 21 de junho de 2017

#Resenha: "A Sangue Frio"


Título: A Sangue Frio

Autor: Truman Capote

Ano de lançamento: 2003*

Editora: Companhia das Letras

Nº de páginas: 440



# A história

A Sangue Frio é, segundo a definição do próprio autor Truman Capote, um romance de não-ficção. O livro conta a história dos quatro membros da família Clutter, assassinados em Holcomb, uma cidadezinha localizada no estado do Kansas, e também reconstitui a trajetória dos responsáveis por essa chacina, Dick Hikcock e Perry Smith.

O ano era 1959. Capote leu uma pequena nota no jornal The New York Times falando sobre os assassinatos e ficou com aquilo martelando na cabeça durante um dia e meio, até que decidiu ir até Holcomb para investigar com profundidade e escrever sobre o caso.

A partir disso, o escritor realizou longas entrevistas com os moradores da região e construiu uma relação muito próxima com os criminosos, traçando um perfil humano sobre estes. Hikcock e Smith foram presos e condenados. Ambos foram executados na forca em 1965.

Naquele mesmo ano, a história foi publicada na revista The New Yorker, em quatro partes. Além do sucesso de vendas, A Sangue Frio se tornou um marco na história do jornalismo e da literatura nos Estados Unidos.  

# Opinião

Truman Capote era um sujeito polêmico, mas inegavelmente talentoso com a arte das palavras. Apesar de não viver do jornalismo, utilizava-se de suas técnicas para criar narrativas fora do convencional no mundo da ficção. O escritor não usava gravador de voz, nem gostava de fazer anotações diante dos entrevistados. Foi por isso que desenvolveu uma “habilidade” (bastante questionável) de memorizar até 95% de tudo o que ouvia.

A Sangue Frio é um livro denso, daqueles que você precisa de um certo tempo para digerir por completo. Sim, é uma obra rica em conteúdo! Isso porque Capote não se limitou a narrar a história dos assassinatos e dos criminosos. Ele também se preocupou em mostrar como a população daquela cidade pacata reagiu depois da chacina dos Clutter. Por ter toda essa dimensão, é um livro que precisa ser lido com calma e atenção redobradas.

Em alguns momentos, principalmente no primeiro terço da história, senti a leitura um pouco cansativa devido às passagens que se “desviavam” do foco principal do enredo. Ao mesmo tempo, senti que determinados excessos cometidos pelo autor foram importantes para dar mais corpo ao conjunto da obra, pois isso ajuda o leitor a compreender o contexto e as circunstâncias do crime.

Em 2005, o livro ganhou uma adaptação para o cinema com o título Capote, rendendo o Oscar de Melhor Ator a Philip Seymour Hoffman no ano seguinte. Assisti ao filme anos atrás e tentei ao máximo não trazer minhas impressões para a leitura. Foi difícil, mas acho que consegui. Pretendo rever o filme, agora com outro olhar. Recomendo (livro e filme) a todos.

*O livro foi publicado pela primeira vez em 1965.

2 comentários:

  1. Gostei da resenha Ygo. Me pareceu ser um livro bem profundo, mas acho que não seria uma leitura para o meu momento atual. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      É um livro bem intenso mesmo. Anote a dica e não deixe de ler em outro momento. Beijos! Volte sempre.

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.