domingo, 12 de novembro de 2017

#Resenha: "Os crimes ABC"


Título: Os crimes ABC

Autor(a): Agatha Christie

Ano de lançamento: 1936

Editora: Círculo do Livro

Nº de páginas: 214



# A história

Hercule Poirot bem que tentou se aposentar, mas uma carta praticamente o obrigou a continuar seus trabalhos como detetive. Ele desconfiava desde o início que havia algo estranho ali. Por qual motivo alguém lhe enviara aquela carta? Além disso, quem assinou a carta usando apenas as letras ABC?

O detetive belga encarou o desafio. No fundo, ele sabia que não se tratava de uma brincadeira. Seu velho companheiro, o capitão Hastings, achava que Poirot estava levando aquele assunto muito a sério. Todavia, a experiência do detetive confirmou que ele tinha mesmo razão.

Hastings e Poirot foram avisados de que uma senhora chamada Alice Ascher foi encontrada morta em Andover, atrás do balcão da pequena loja onde vendia cigarros e jornais. A polícia encontrou ainda um guia de trens sobre o balcão, muito conhecido pela abreviatura ABC. Aquele era um trabalho para a mente brilhante de Hercule Poirot.

Cerca de um mês depois, Poirot recebeu outra carta assinada pelo ABC, chamando a atenção do detetive para Bexhill. Elizabeth Barnard, uma jovem garçonete, foi estrangulada na praia com seu próprio cinto. Curiosamente, um guia ferroviário ABC foi encontrado debaixo do cadáver.

Poirot refletiu e encontrou uma lógica que ligava os dois assassinatos: a primeira vítima tinha o sobrenome Ascher e foi morta em Andover; a segunda tinha o sobrenome Barnard e foi morta em Bexhill. O assassino obedecia a uma ordem para cometer os crimes. Poirot precisava impedi-lo de concretizar um alfabeto de sangue.

# Opinião

Mais uma vez a “Rainha do Crime” caprichou. Quando finalmente pensei que iria acertar a identidade do assassino antes de terminar o livro, Agatha me surpreende com sua genialidade. Cheguei a pensar que a solução estava muito óbvia durante quase todo o livro. Um grande erro da minha parte.

Os crimes ABC é um livro rápido. A linguagem é bastante acessível aos dias atuais (fator que já destaquei em outros livros da autora), os personagens foram muito bem construídos, os diálogos são objetivos e as descrições excepcionais.

O detetive Hercule Poirot continua em plena forma nesse livro. Sempre fico impressionado com a inteligência dele e com o fato de o mesmo conseguir desvendar os mistérios reparando em detalhes, aparentemente, sem importância. Não bastasse isso, ele ainda tem um senso de humor que torna a leitura leve e divertida.

Deixo aqui mais uma recomendação de leitura. Para os fãs de mistério, Os crimes ABC é um prato cheio: uma enigmática sopa de letrinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.